Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

************************* O MESTRE do SUSPENSE



O britânico Sir ALFRED HITCHCOCK (1899 - 1980) dirigiu seu primeiro filme em 1925, um drama criminal intitulado “O Jardim dos Prazeres / The Pleasure Garden, nos estúdios UFA, na Alemanha. Consagrado como narrador de histórias de suspense, era fascinado por temas como troca de identidade, transferência de culpa, repressão sexual, obsessão e voyeurismo. Sua carreira se prolongou por cerca de 50 anos e fruto dela são clássicos como “Os 39 Degraus / Thirty Nine Steps” (1935) e “A Dama Oculta / The Lady Vanishes” (1938), rodados na Inglaterra, e “Janela Indiscreta”(1954) e “Psicose / Psycho” (1960), realizados em Hollywood.

Ele é, possivelmente, o mais conhecido dos cineastas, cujo nome, por si só, resume um gênero cinematográfico. Possuidor de um estilo próprio, combinando criatividade e apurado domínio da narrativa, conduzia suas histórias com zelo, sem dar sinais de falta de imaginação. Casou-se com Alma Reville em 1926, permanecendo juntos o resto de sua vida. Alcançou fama internacional ainda na Inglaterra, com thrillers do porte de “O Homem Que Sabia Demais / The Man Who Knew Too Much” (1934). Em 1939 aceitou a proposta do produtor David O. Selznick (“...E o Vento Levou/ Gone with the Wind”) para rodar cinco filmes em Hollywood por 800 mil dólares. O primeiro seria “Titanic, descartado e trocado por “Rebecca, a Mulher Inesquecível” (1940), resultando num estrondoso sucesso e levando o Oscar de Melhor Filme.

hitchcock e a esposa alma reville
Trabalhou com Selznick até 1947, entre empréstimos para alguns estúdios e muitos conflitos. Nestes primeiros anos hollywoodianos realizou o seu filme predileto, “A Sombra de Uma Dúvida / Shadow of a Doubt” (1943), com Joseph Cotten e Teresa Wright no elenco. Narra a história de um assassino sedutor que visita seus parentes numa pacata cidade, despertando a suspeita de uma sobrinha esperta. Como produtor independente nos anos 1950, ALFRED HITCHCOCK lançou uma sucessão de obras-primas, sintetizando talvez suas mais bem-sucedidas experiências cinematográficas.

Na época, sua popularidade atingiu o máximo, favorecida pelos elogios da crítica francesa (especialmente os redatores da revista “Cahiers du Cinema”) e as constantes aparições nas tevês de todo o mundo. Em 1955, iniciou com êxito a série televisiva de episódios de meia-hora “Alfred Hitchcock Apresenta”, enriquecendo com ela. No seu maior sucesso no cinema, “Psicose”, a cena do assassinato no chuveiro ainda hoje é imitada. Os últimos anos de sua carreira assinalam raros filmes e vários projetos não concluídos. HITCHCOCK nunca ganhou o Oscar, mesmo concorrendo cinco vezes: “Rebecca, A Mulher Inesquecível” (1940), “Um Barco e Nove Destinos / Lifeboat” (1944), “Quando Fala o Coração / Spellbound”(1945), “Janela Indiscreta” (1954) e “Psicose” (1960). Em 1968 levou o Oscar especial pela trajetória nas telas.

Ao morrer, em 1980, estava prestes a iniciar “The Short Night”, inicialmente previsto para Catherine Deneuve e Walter Matthau, e por fim acordado com Liv Ullmann e Sean Connery. Celebrado como um dos maiores artesãos do cinema, incensado pela crítica e reconhecido como influência por vários diretores, ele marcou profundamente a cultura cinematográfica. Seus filmes não apenas sobrevivem intactos ao tempo, mas mantêm o interesse de espectadores das mais diversas idades e formações. A oportunidade de conhecer ou rever suas obras não deve ser perdida por cinéfilo de verdade. Fã confesso, este blogueiro homenageia o espetacular mestre que realizava filmes com um cuidado único, uma paixão exclusiva e uma emotividade extrema mascarada por domínio técnico.


10 FILMES de HITCH
(por ordem de preferência)

01
PACTO SINISTRO
(Strangers on a Train, 1951)

Elenco: Farley Granger, Robert Walker e Ruth Roman. Num trem, um psicopata aborda um campeão de tênis, propondo uma troca de assassinatos.

02
Os PÁSSAROS
(The Birds, 1963)

Elenco: Rod Taylor, Tippi Hedren, Suzanne Pleshette e Jessica Tandy. Numa pequena cidade costeira, sem motivo aparente mulher é ameaçada por pássaros agressivos.

03
INTERLÚDIO
(Notorious, 1945)

Elenco: Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains e Louis Calhern. A filha de um espião nazista tem como missão fazer contato com um antigo amigo de seu pai, cuja casa no Brasil serve de esconderijo a nazistas. Termina casando com ele, correndo perigo de vida.

04
INTRIGA INTERNACIONAL
(North by Northwest, 1959)

Elenco: Cary Grant, Eva Marie Saint e James Mason. Um publicitário confundido com agente secreto passa a ser perseguido.

05
LADRÃO de CASACA
(To Catch a Thief, 1955)

Elenco: Cary Grant, Grace Kelly e Jessie Royce Landis. Na Riviera Francesa, um ladrão de joias aposentado, acusado injustamente de uma nova onde de roubos, resolve descobrir o verdadeiro ladrão.

06
SABOTADOR
(Saboteur, 1942)

Elenco: Priscilla Lane, Robert Cummings e Otto Kruger. Um mecânico de avião injustamente acusado de sabotagem se envolve numa rede de espionagem.

07
UM CORPO que CAI
(Vertigo, 1958)

Elenco: James Stewart, Kim Novak e Barbara Bel Geddes. Inspetor exonerado da polícia é encarregado por um de seus velhos amigos de vigiar sua bela mulher cujo estranho comportamento faz temer que se suicide.

08
DISQUE M para MATAR
(Dial M For Muder, 1954)

Elenco: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings. Um jogador de tênis sem dinheiro, temendo que sua esposa rica o abandone, planeja matá-la pela herança.

09
REBECCA, a MULHER INESQUECÍVEL
(Rebecca, 1940)

Elenco: Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders e Judith Anderson. Viúvo casa-se novamente, mas a recordação da falecida está presente em cada canto da casa, infernizando a vida da nova esposa.

10
JANELA INDISCRETA
(Rear Window, 1954)

Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey e Thelma Ritter. Repórter em repouso, ao quebrar a perna, bisbilhota a vida dos vizinhos, testemunhando um assassinato.


GALERIA de FOTOS


Yorum Gönder

0 Yorumlar